sábado, 6 de setembro de 2014

Os Rookies

Falou em Jets, falou em mídia, e quem mais sofre são os calouros. Mas nessa temporada parece haver um pouco menos que o normal envolvendo nosso time. Depois de uma temporada com um QB muito visado, que foi selecionado no segundo round começando a temporada de titular no lugar de Mark Sanchez, de um DT que impressionou a todos e ganhou o DRoY e de um CB que foi de um miserável para melhor rookie do mês de Dezembro, temos novamente vários calouros no time, mas eles devem sofrer menos com a pressão da mídia de NY. Já vinha alertando desde a cobertura do draft no twitter (@NYJetsBR) que o time tinha muitas escolhas e de que não haveria necessidade de usar todas, mas John Idzik as usou. Foram doze escolhas no total, sete originais, uma via troca com Tampa Bay Bucaneers e quatro compensatórias, os jogadores selecionados foram analisados no texto pós NFL Draft 2014. Porém, o time adicionou mais oito jogadores vindos do Undrafted, que são os jogadores não selecionados no Draft e que assinam contrato como Free Agents. Sendo assim, temos muitos jogadores para prestar atenção essa temporada, né? Não, não são tantos assim. O Jets já cortou alguns e outros devem ser apenas meros reservas. Então nesse primeiro texto, analisaremos os dois que devem aparecer bastante nessa temporada, falando pouco dos vários outros que não terão muitas chances. Mas uma coisa é certa, ou eles terão o céu, ou eles terão o inferno. Não existe meio termo, é vaia ou elogio.
Vaiaremos ou aplaudiremos?
Nosso principal calouro, de longe, será Calvin Pryor, S vindo de Louisville, escolha 18, round 1. Além de principal calouro, deve ser o principal jogador da nossa secundária, que não é muito forte. Pryor se encaixa muito bem no sistema de defesa de Rex Ryan, um jogador quase que hibrido, que pode jogar próximo aos LBs ou no fundo do campo fazendo a cobertura. Como é muito físico, deve cometer alguns erros bobos nesse seu primeiro ano, além de que veremos alguns tackles bem violentos, talvez assassine algum adversário. O que vimos nos jogos de Pré-Temporada foi um jogador que estará em todas partes do campo, sendo polivalente e ajudando seus companheiros, certamente dará aquelas deslizadas que todo calouro dá, mas deve já ter um impacto imediato no time. Não acho que sofrerá para se adaptar à NFL, sendo assim, acompanho grande parte da torcida que está muito otimista com o garoto e vislumbro ele vencendo o prêmio de Defensive Rookie of the Year, seguindo os passos de Sheldon Richardson.
Mais uma vez, o principal calouro do Jets é defensivo.
O outro calouro que deve ter destaque nessa temporada é Jace Amaro, TE oriundo de Texas Tech, escolha 49, round 2. O Jets teve problemas no jogo aéreo temporada passada e sentiu uma falta danada de Dustin Keller, principalmente nas jardas finais do campo, por estes motivos e outros, foi atras de Jace, que naquele momento do draft foi um bom steal. Amaro vem para somar bastante para o jogo aéreo, porém é cru. Nos treinos foi muito mal, mostrando não ter um psicológico bom ainda e com muitos drops e erros de rota, fez Geno Smith perder a paciência. Tanto é, que Jace perdeu a disputa com Jeff Cumberland e no começo da temporada será o TE #2 do time. Entretanto, nos jogos de Pré-Temporada, mostrou uma evolução e foi mais participativo no time, tendo até recebido um TD contra o Giants, no Snoopy Bowl. Jace sofrerá um pouco para se adaptar ao ritmo da NFL e ser reserva de Cumberland pode ajudar, entrando em situações que facilitem mais sua vida. Para seu começo na NFL não deve ter um impacto imediato, mas ao decorrer do tempo, deve aparecer mais.
Um bom alvo a longo prazo.
Agora falemos rápido sobre todos os outros calouros que participaram do time essa temporada, vamos por ordem de escolha no draft:
Dexter McDougle, o CB escolhido no terceiro round até que estava indo bem nos treinos, mesmo tendo sido um reach, mostrava que poderia ser titular do time e ajudar nossa fraca secundária. Porém acabou se contundindo num treino (rompeu o ligamento cruzado anterior, o famoso ACL) e perderá toda a temporada.
Jalen Saunders, WR que vai continuar no time mais por sua presença nos times especiais do que por sua capacidade de receber bolas, será nosso Punter Return titular e deve aparece em alguns poucos snaps, principalmente como Slot Receiver.
Shaq Evans, WR que estava tendo alguns problemas de adaptação nos treinos e que acabou prejudicado com uma contusão que o tirou da temporada.
Dakota "Bull" Dozier, OL que tem grande potencial, nos treinos chegou a disputar vaga com Brian Winters e Oday Aboushi, mas será reserva de Will Colon mesmo, se consolidando como OG. Essa temporada não deve ser acionado, mas é um projeto pro futuro.
Jeremiah George, ILB que não conseguiu garantir vaga no roster do Jets, porém foi mandado para o Practice Squad do time e pode ser aproveitado num futuro.
Brandon Dixon, CB que não mostrou ser capaz de se manter no time, mesmo com uma disputa "fácil" na posição. Foi cortado e contratado pelo Bucaneers.
Quincy Enunwa, WR que num primeiro momento conseguiu vaga no roster do Jets, porém depois foi cortado e colocado no Practice Squad do time, outro que pode aparecer num futuro.
Ikemefuna Enemkpali, OLB que conseguiu mostrar um bom serviço e roubar a vaga de Garrett McIntyre e Antwan Barnes, será terceiro reserva (depois de Coples e Babin), mas pode aprender muito e vir a ser um bom jogador.
Tahj Boyd, QB que veio para treinar nossa secundária. Brincadeiras a parte, não mostrou potencial para ser um jogador de NFL e acabou cortado do Jets.
Trevor Reilly, OLB que foi nossa ultima escolha no draft, mostrou ser bom mesmo com a idade avançada e, assim como Enemkpali, roubou a vaga de McIntyre e Barnes e será o reserva de Calvin Pace.
Além dos jogadores selecionados no draft, alguns Undrafted também continuarão no time:
TJ Barnes, DT que foi bem nos treinos e jogos e conseguiu ficar com a vaga de reserva de Sheldon Richardson.
Kerry Hyder, DT/DE que ganhou sua chance e acabou ficando com uma vaguinha no Practice Squad.
Brent Qvale, OL que vai ficar no Practice Squad como precaução para a sempre problemática OL.

Essa turma toda passou pelo Jets em algum momento da (Pré) temporada, muitos não ouviremos mais falar, outros podem ser nosso futuro. Quem será que vai continuar no próximo "Os Rookies"? Descobriremos após o jogo da semana 4, contra o Lions.

Por Igor Guilherme

0 comentários:

Postar um comentário