sábado, 5 de outubro de 2013

Os Rookies 2

Passaram-se quatro semanas da temporada regular da NFL, já começam a ganhar forma as tendencias para essa temporada, quais times disputaram play-offs, quais times disputaram Jadeveon Clowney no próximo draft e já se dá para tirar as primeiras conclusões sobre Os Rookies. Como devem se lembrar, escrevi um texto(http://ganggreenbrasil.blogspot.com.br/2013/09/os-rookies.html) antes da temporada começar fazendo alguns prognósticos sobre cada novato do Jets. À cada quatro jogos farei um levantamento sobre eles e analisarei o que podem fazer no restante da temporada.

Como a molecada está indo?
Continuaremos os analisando pela ordem do primeiro texto, então o primeiro a ser analisado é Dee Milliner. No primeiro Os Rookie já havia insatisfação por parte dos torcedores para com Milliner e agora essa insatisfação aumentou muito. E a cobrança em cima dele não é infundada, tendo em vista que Dee está nos decepcionando a cada dia. Tudo começa por que ele não valia a pick 9 do draft, primeiro por que não era o melhor CB do draft, visivelmente é um produto do sistema defensivo de Alabama e outra coisa é que poderíamos ter escolhido na nossa pick Kenny Vaccaro, um safety, de longe a posição que mais tínhamos problemas. Mas Milliner foi nossa escolha, pois também precisávamos de um novo CB.
Desde o começo não podíamos esperar um novo Revis(coisa que figuravam que ele seria), devíamos esperar um CB regular que iria ajudar a secundaria da equipe, porém mesmo sem grandes expectativas, ele vem decepcionando jogo após jogo. No primeiro texto falei que ele seria regular, pois com Cromartie no seu oposto, a maioria dos passes seriam em sua direção. Porém como toda a secundaria, ele está indo muito mal, claramente não é um jogador que vale a nona escolha de um draft, se ele fosse um pouco diferenciado, já se destacaria nessa secundaria horrível. Além disso já perdeu um jogo na temporada por contusão, o que não ajuda em nada no seu desempenho e aprendizado na liga. Cornerback é de longe a posição mais difícil de se adaptar na NFL, os jogadores que vem da NCAA tem que evoluir muito na liga, chegam totalmente crus. Então por isso não podemos o considerar um bust, além de estar muito cedo, ele tem que aprender suas funções dentro da liga. Espero que esse Milliner que estamos vendo, não seja o Milliner definitivo, pois ele tem potencial pra melhorar e deve melhorar, isso porque toda secundaria está mal e Dee deve está sofrendo com isso, ele é um CB de man-to-man e precisa de uma cobertura eficiente do safety, como não temos bons safeties, Dee fica totalmente sozinho e é queimado pelos WR experientes.
Acho que ele pode jogar mais do que vem jogando, com uma melhora da secundaria, ele também deve melhorar, mas continuará a ser queimado e aprendendo na NFL, ainda mais sem uma cobertura descente dos safeties. O jeito é esperar e torcer para ele evoluir, não mostrará que valia a pick 9, mas pode mostrar que era o melhor CB do draft e que terá futuro, ainda mais sendo treinado por Rex Ryan.
Não é possível que ele não possa render mais.
O segundo draftado pelo Jets foi Sheldon Richardson. Esse caiu nas graças da torcida logo de cara, foi amor a primeira vista, Sheldinho já é o nosso xodó. Na primeira analise disse que ele poderia ser o defensive rookie of the year, nessa primeira parte da temporada ele foi muito bem com 19 tackles totais e 1.5 sacks, sendo que é um dos melhores da NFL contra o jogo corrido, já tendo 10 tackles nessa situação, mas com atuações monstruosas de outros rookies, ele está sendo ofuscado e não está muito cotado para vencer o DRoY. Porém, como da para ver pelos números, ele vem fazendo jus a sua escolha e está se tornando um dos pilares da defesa, seguindo os passos de Mo Wilkerson(ídolo-mór do time e líder da defesa), ele vem jogo a jogo se destacando cada vez mais. Richardson já tem um grande domínio da posição, tendo em vista que os DL são os jogadores que mais chegam prontos à NFL, e tende a se tornar um dos tops da posição, pois tem talento e suporte para isso. O duo que se esperava que ele fizesse com Wilkerson, vem acontecendo e dando muito certo, deixando-nos muito otimistas com o que podem fazer a cada jogo. Além de que vemos como ele é versátil e muito importante para essa defesa, mesmo sendo um DT, às vezes se alinha na cobertura como um MLB, fazendo com que Rex possa utilizar a defesa de varias formas com ele em campo.
Se ele mantiver o ritmo acabará o ano de rookie com 76 tackles e 6 sacks, o que é muito bom, embora ache que ele acabe com 100 tackles e 10 sacks e vença o DRoY. Mas uma coisa é certa, foi nossa melhor escolha do draft e nos renderá bons frutos num futuro próximo, mais do que já vem rendendo.
Como não amar Sheldon?
Agora Geno Smith, o QB rookie que vem surpreendendo e muito. Na primeira previsão achávamos que ele estava cru para a NFL e que não renderia muito, ainda mais com seu mental fraco e pilhado pela mídia, mas não é que ele está mostrando que foi uma boa escolha, ele parece ter amadurecido seu mental, consegue sempre se manter calmo, não ligando para os erros. Porém, isso tem o lado bom e ruim, o bom é que ele não vai ligar para as criticas e deixar-se levar pelos outros, mantendo-se sempre concentrado, o ruim é que ele pode achar que não precisa corrigir os erros e isso será um problema, pois quem também não ligava para os erros era Mark Sanchez, culminando no seu fracasso, ainda mais com a grande pressão que enfrentará, porém Smith parece diferente, acho que não se acomodará tão fácil.
Seu jogo já era bom e eficiente, como ele é alto e forte, tem bastante presença no pocket, além de ter um braço bom e com força, consegue sempre boas conexões, basta evoluir sua visão e aprender as malicias da NFL. Mesmo sendo um rookie, Geno está com uma média de 272.5 jardas por jogo, 8 jardas por passe, tendo acertado 57% dos passes, isso é bom. O problema dele até aqui são os turnovers e sacks, ele já  tem 8 interceptações, 3 fumbles e 14 sacks, sendo até agora o jogador que mais cometeu turnovers na liga. Podemos defende-lo dizendo que é normal de novatos, que ele ainda vai melhorar nessas questões, em partes é verdade, mas alguns turnovers e sacks estão aquém do que um rookie cometeria, são pelo menos duas interceptações por jogo, quase um fumble e mais de três sacks, é uma média muito alta, ele tem que proteger mais a bola e saber a hora de joga-la fora, pois está a segurando demais.
O que nos deixa animado é que os problemas de Geno, turnovers e sacks, são problemas normais de rookie e que podem ser corrigido, sua postura como QB já é boa e só tende a melhorar, Smith pode se tornar um grande QB. O que também vem pesando para Geno, é que ele não tem alvos, os nossos recebedores estão decepcionando e não passam confiança, o que dificulta o seu trabalho. E acho que vale uma comparação, muitos acham Kaepernick bom, mas não veem que sem o Read Option ele sofre demais e que é beneficiado pelo sistema do 49ers, ele não sabe fazer um passe flutuante, todos seus passes são bombas, nisso Geno está a sua frente, pois sabe lançar a bola do jeito que a situação o impõe, observem nas próximas semanas.
São muitos turnovers e poucos alvos, assim fica difícil, mas ele pode e deve melhorar.
O próximo é Tommy Bohanon, o FB que foi o maior steal do Jets no draft, pois achar um titular no sétimo round é muito difícil. Dentro do papel ao qual é direcionado ele vem fazendo uma boa temporada, é um ótimo bloqueador, sempre ajudando a OL a proteger Geno e abrir caminho ao jogo terrestre, um pouco do sucesso de Powell se deve a Tommy, ele também é um bom corredor e recebedor, já são 9 corridas para 29 jardas e 6 recepções para 44 jardas, muito bom para um full back. Sua participação só tende a aumentar e ele ficar melhor a cada jogo, tendo em vista que FBs são pouco lembrados, ele está conseguindo chamar a atenção como novato e vem fazendo um grande trabalho.
Tem ajudado demais o time.
Os outros rookies não valem destaque próprio, isso porque pouco jogaram ou não jogaram. Ryan Spadola teve poucos snaps até agora, mas quando teve chances foi mal e acabou sendo cortado, uma pena, achava que tinha potencial. Brian Winters ainda não estreou, porém ganhará chance no próximo jogo contra o Atlanta Falcons, substituirá Vlad Ducasse que foi sacado do time por está cometendo muitas faltas. Acho que Winters irá bem, a OL já faz um grande trabalho, se ele passar o jogo sem ser citado já ganha a posição. O outro é Oday Aboushi, OL que nem relacionado aos jogos ainda foi, pois estava contundido e como Austin Howard está fazendo um bom trabalho, não deverá ter grandes chances esse ano. Por ultimo Will Campbell que é o reserva imediato de Willie Collon, continuaremos a não vê-lo, já que Collon está bem.
Primeiro as vaias, depois os elogios.
Num balanço final, nossos rookies estão bem e correspondendo o que esperávamos, eles podem e devem melhorar. A cada dia que passa vemos que o garimpo do draft foi muito bom, podendo nos render bons frutos num futuro. E vocês o que estão achando deles? O que ainda vão render? Daqui 4 jogos volto fazendo outro balanço.

Por Igor Guliherme.

0 comentários:

Postar um comentário