domingo, 8 de setembro de 2013

Ataque ou Incógnita?

Nosso ataque é uma grande incógnita. Ele não é a unidade principal do time, mas é o que mais chama a atenção de todos, muito disso por culpa de Rex Ryan e Mark Sanchez, porém, parece existir uma luz no fim do túnel e essa luz tem tudo para acender ainda nessa temporada.

Não é segredo pra ninguém que nas ultimas temporadas o ataque tem sido negligenciado por Rex Ryan, que claramente é mais um DC do que HC. E para piorar, nos últimos anos tivemos vários coordenadores ofensivos diferentes. Mas para esse ano tudo tende a melhorar, isso porque o time contratou Marty Mornhinweg, um grande OC e que usa o esquema ofensivo West Coast. Ele vem tentando implantar esse esquema de jogo no ataque do Jets para essa temporada e parece que vem dando resultado, já que o ataque do time foi considerado o segundo melhor da pré-temporada.
Nesse esquema utiliza-se passes curtos e rápidos, bolas seguras darão o ritmo ao ataque com corridas inteligentes, alternando com big-plays e corridas explosivas, ou seja, gastaremos muito o relógio, o que já é sabido que é essencial para se dar bem na NFL, pois poderemos descansar a defesa.

Na posição de QB teremos Geno de titular, pelo menos no inicio da temporada até Sanchez se recuperar da contusão no ombro e voltar. Particularmente prefiro Geno de titular, sabemos que ele está cru para a NFL, mas estamos cansados de Sanchez e seus erros, e qual a melhor forma de aprender se não jogando e apanhando na liga? Além de tudo Idzik claramente quer Geno jogando, mesmo com Sanchez recuperado. O problema é que Smith ainda não se encontrou no esquema West Coast, porém, Mornhinweg tem o ajudado, colocando algumas jogadas que Geno conhece de West Virginia no play-book do time.

Qual?
O jogo terrestre promete ir bem esse ano, com uma boa dupla formada por Chris Ivory e Bilal Powell, ela muito provavelmente passará das 1000 jardas e será um grande desafogo para o jogo aéreo. Além dos dois já citados, temos também Tommy Bohanon, o FB rookie será de grande valia para o jogo terrestre, pois ele tem um grande bloqueio e corre bem com a bola. Outro bônus é que todos citados são bons recebedores, podendo ajudar muito Geno no seu desenvolvimento. Teremos também Mike Goodson, mas ele está suspenso dos primeiros jogos da temporada.
Bohanon, Ivory e Powell, nossa esperança no jogo terrestre.
Nosso grupo de recebedores não é algo genial, mas para o esquema que implantaremos é perfeito. Temos recebedores inteligentes e velozes, que podem receber os passes curtos e rápidos muito bem, são eles Santonio Holmes, Jeremy Kerley e Clyde Gates, mas também temos recebedores altos e fortes, que podem fazer as recepções no fundo do campo, como Stephen Hill e Ryan Spadola. A grande sacada para nossos recebedores serão os cortes rápidos de Holmes e Kerley além das bolas longas para Hill, isso tudo com bastante variação de jogadas. Coloco aqui também além dos WRs, os TEs que não são grandes nomes, porém, Jeff Cumberland e Kellen Winslow podem exercer suas funções com grande regularidade, irão receber os passes intermediários e também ajudaram a OL nos bloqueios, fazendo seu trabalho sem destaque.
Um grupo de recebedores que se encaixa bem no esquema West Coast.
Agora a OL, da pra se dizer que é a parte crucial do nosso ataque, se ela jogar bem, abrir espaços para corrida e dar tempo ao QB, o ataque vai produzir. Mas se ela começar a ceder sacks pros adversarios e não vencer as batalhas nas trincheiras, nosso time terá sérios problemas. Ainda mais se Geno for o QB titular, porque se ele sofrer a pressão e se sentir incomodado, começara a ter muitos erros e seu mental vai embora, junto vai também sua confiança, aí a mídia faz o que sabe fazer de melhor e pronto, era uma vez um QB rookie em NY. A OL esse ano conta mais uma vez com o C Nick Mangold e  o LT D'Brickashaw Ferguson, os dois Pro-Bowlers continuam como o pilar de sustentação da linha ofensiva, além deles o time contratou o RG Willie Colon, que tem grande bagagem e é um bom reforço. Para completar a OL temos Vladimir Ducasse de LG e Austin Howard de RT, porém os reservas imediatos para essas posições respectivamente são Brian Winters e Oday Aboushi, os rookies certamente podem vir a tomar a posição de titular, se os que lá estão não estiverem correspondendo.
Mangold, literalmente o centro da OL.
Falando especificamente dos principais jogadores, os mais importantes desse ataque com certeza serão os pontuadores. Geno Smith ou Mark Sanchez terão de trabalhar bem para manter o time pontuando e evitar cometer turnovers bobos. Falando de Sanchez, o mexicano tem sido dor de cabeça para o Jets nesses últimos anos, tendo sido carregado pela defesa e running backs nos dois primeiros anos na liga, Mark se vê novamente com um ataque limitado e sem uma defesa que carregue o time nas costas o jogo todo. Esse ano será o divisor de águas para o quarterback, ou ele continua na franquia ou é dispensado na próxima temporada. Ele não nos anima para essa temporada, creio que Geno será o titular e que ele irá embora ao fim dessa temporada. Por outro lado, teremos a volta de Santonio Holmes, o grande recebedor da franquia, ele é um WR de grande habilidade, tendo mostrado isso durante toda sua carreira, seja ela pelo Jets ou Steelers. Suas grandes armas são os cortes rapidos e seu controle sobre o próprio corpo durante a recepção, fazendo com que seja muito bom no mano a mano. Do outro lado, o segundo recebedor, Stephen Hill tem a chance de desencantar, pois tem uma habilidade tremenda e é alto, o que é muito bom para um WR, podendo ser grande um recebedor daqui alguns anos, porém, Hill é lembrado por seus drops e medianidade para a liga. Quem se saí bem com isso é Jeremy Kerley, que terá chances de aparecer como terceiro recebedor, na temporada passada ele teve uma grande evolução e conseguiu se destacar na ausencia de Holmes. Jeremy pode, se melhorar, tomar o lugar de Hill como segundo recebedor da franquia de New York, mas é dificil já que o estilo dele é parecido com de Holmes. Não esqueçamos de Ryan Spadola, o recebedor de pouca velocidade e boas mãos, se manteve no roster e desbancou WRs experientes, como Braylon Edwards, talvez mostre imaturidade no inicio, mas deve ter chances no quadro de jogo do Jets. Partindo para os running backs, o Jets terá um pouco de dificuldade, isso porque o grupo é duvidoso: Ivory vem numa decadência desde de 2011 e Powell é considerado fraco por muitos especialistas. Porém, eu acredito que eles surpreenderão essa temporada, Powell tem velocidade e com as chances pode ir muito bem nessa temporada e Ivory agora com mais espaço para mostrar serviço, pode ser que desencante e se mostre um grande RB, com certeza eles revezaram muito, mas manterão o mesmo ritmo.

Esse será nosso ataque, um novo esquema, um novo QB, tudo tende a mudar para melhor em relação à temporada passada, mas para isso temos que ter paciência e esperar por dias melhores. Vocês estão anciosos em ver esse ataque novo Gang Green Brasil?

Por Igor Guilherme e ajuda de Philippe Rossard.

0 comentários:

Postar um comentário