quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Os Rookies 4

Esta coluna era pra ter saído semana passada, mas por problemas (e um pouco de desanimo com o que o time vinha jogando) só pode sair essa semana. Como devem se lembrar a cada quatro jogos fazemos um levantamento do que os nossos rookies fizeram e o que podem fazer, sendo assim já temos outros Os Rookies, o primeiro (http://ganggreenbrasil.blogspot.com.br/2013/09/os-rookies.html) feito antes da temporada começar, o segundo (http://ganggreenbrasil.blogspot.com.br/2013/10/os-rookies-2.html) feito após o jogo contra o Titans, o terceiro (http://ganggreenbrasil.blogspot.com.br/2013/11/os-rookies-3.html) saiu após o jogo contra o Bengals. Por ironia do destino ou apenas um acaso, Os Rookies sempre foram escritos antes de enfrentarmos um time da NFC South e o que aconteceu contra Bucaneers, Falcons e Saints, vocês sabem. Isso não quer dizer nada pro jogo contra o Panthers, mas pra quem gosta de superstições é um sinal. Faltando três semana pro fim da temporada regular da NFL, já deu pra se ter uma ideia do que nossos rookies são capazes, vejamos o que fizeram e o que podem fazer.
Sempre nos holofotes.
Nosso primeiro draftado foi Dee Milliner, o CB vindo de Alabama começou a mostrar uma evolução na segunda parte da temporada. Ele mostrou que pode ser útil ano que vem e se tiver uma pré-temporada forte pode se tornar um bom jogador. Porém ainda continua sendo queimado e perdendo tackles muito fáceis, criando uma desconfiança em cima dele. Mas isso pode ser psicológico, pois se sabe que toda nossa secundaria é fraca, sendo assim, Dee deve ficar preocupado que não tem cobertura e não consegue jogar sossegado e todos sabem que ninguém rende muito bem sobre pressão. Ele nunca será um Revis, mas se continuar evoluindo, também não será um bust (coisa que caminhava a passos largos para ser).
Mostrou uma leve evolução.
O segundo draftado foi Sheldon Richardson, DT de Missouri continua a todo vapor como um dos candidatos a Defensive Rookie of the Year e é peça importantíssima na DL denominada 'Sons of Anarchy', juntamente com Mo Wilkerson e Damon Harrison, além de tudo isso, não me surpreenderia em ver Richardson no Havaí jogando Pro Bowl. Muito da causa da nossa defesa ser a segunda melhor contra a corrida se deve a Sheldon, ele preenche o miolo da defesa perfeitamente e faz com que os RBs adversários tenham que correr para as laterais, onde encontram Wilkerson, Coples e nossos LBs, porém mesmo se os RBs quiserem ir pelo meio, ele faz seu trabalho e acaba com a corrida na linha de scrimmage, isso se não conseguir um tackle para perdas de jardas, além de que tem sido bem eficiente também pressionando o QB adversário.
Está aprendendo com um bom professor.
Nossa terceira escolha no draft foi Geno Smith, o QB de West Virginia é MUITO instável. Após um começo de temporada surpreendente, mostrando que podia ter futuro, ficou da semana sete até a semana treze sem passar pra nenhum TD, até indo para o banco em alguns jogos, só voltou a passar para TD apenas no ultimo jogo contra o Raiders. Os erros de leitura e de passe dele ainda são medonhos e chegam a ser preocupante, criando uma duvida se ele merece continuar como titular ano que vem. Mas também temos que ver que ele não teve alvos em muitos desses jogos, Kerley nosso melhor recebedor perdeu 5 jogos, Holmes também perdeu muitos, Winslow ficou suspenso por 4, quando teve esses a disposição, ele jogou bem e conseguiu levar o time a vitória em alguns jogos. Por isso na minha opinião, ano que vem é ele titular do Jets de novo e com mais alvos alvos a disposição para ver se vai vingar ou não.
Seguirá os mesmos passos de Sanchez?
O quarto escolhido pelo Jets no draft foi Brian Winters, OG de Kenn State, que no decorrer da temporada ganhou a posição de Vlad Ducasse. Winters é um grande OL abrindo espaço para a corrida, mas ainda é muito fraco protegendo o QB. Com sua entrada, o jogo corrido teve grande aumento de produtividade e Ivory se mostrou ser um ótimo RB pro Jets, porém, Geno começou a ter menos tempo para lançar a bola, o que é ruim para qualquer QB, ainda mais pra um rookie. Mas os erros de Winters podem ser corrigidos, por exemplo, o Guard fica ao lado do Center na OL, todos sabem que o Guard deve fechar o espaço que a entre ele e o Center, forçando o adversário a ir pelo espaço entre ele e o Tackle, mas Winters as vezes erra nessas situações deixando um corredor entre ele e o Center, erros bobos, mas que custam jardar e campanhas.
Devia fechar o meio, não a lateral.
Já nossos outros rookies, destaque apenas pra Tommy Bohanon, nosso FB escolhido no sétimo round, vem jogando muito bem e já é dono da posição, se quiser, pode ler mais sobre ele aqui: http://ganggreenbrasil.blogspot.com.br/2013/11/tommy-bohanon-vonta-leach-20.html, quanto aos outros dois, Oday aboushi e Will Campbell, nada a falar, não jogaram e nem devem jogar.
What?
Três jogos pro fim da temporada regular da NFL, dificilmente nossos rookies farão algo mais do que tem feito, mas vai saber né, vai que surpreendem. E vocês, o que acham? John Idzik draftou bem ou seguiu os passos de Mike Tannenbaum e decepcionou? Ao fim da temporada tem o levantamento final de como nossos rookies foram na temporada de estréia deles.

Por Igor Guilherme.

0 comentários:

Postar um comentário